Próxima Sessão
08 de outubro de 2019, às 00h

03/01/2019
VEREADORA NEIDE TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DA CÂMARA DE GUARDA-MOR

Eleita por unanimidade no  dia 11 de dezembro a vereadora Neide Maria Rodrigues, do PSDB, vai presidir a Câmara Municipal de Guarda-Mor no próximo exercício legislativo, tendo como vice-presidente o vereador Igor Buriti (PEN/Patriota). O vereador Arildo Machado (PMDB) foi mantido no cargo de secretário da nova Mesa Diretora, que vai comandar a Casa de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2019.

Também conhecida como Neide do PSF, a nova presidente do legislativo guardamorense trabalha há 20 anos como servidora efetiva da Prefeitura de Guarda-Mor, atualmente exercendo a função de Agente Comunitária de Saúde.

Aos 41 anos e mãe de quatro filhos, Neide se elegeu vereadora com 233 votos em 2016, depois de ter ficado na segunda suplência no pleito de 2012. “Devo o meu mandato ao apoio e a confiança dos familiares, amigos e pessoas que acreditaram na minha capacidade para o exercício do cargo de vereadora”, reconhece e agradece a parlamentar.

Neide também revela que recebeu um grande incentivo do atual presidente da Câmara Municipal de Guarda-Mor, vereador Gilmar Antônio da Silva (PSDB), para concorrer à presidência da Casa. “Ele foi o primeiro a me apoiar e deu muita força para que eu fosse candidata”, reconhece, salientando que também não teve rejeição dos demais vereadores.

Única mulher entre os nove membros da atual legislatura, Neide garante que não enfrenta dificuldades em relação a preconceito ou machismo na convivência com os colegas vereadores. Ela entende que a sua eleição para a presidência da Casa é uma prova concreta de que as mulheres podem conquistar mais espaço na política. “As mulheres deveriam participar mais da vida pública, porque nós somos mais sensíveis e sintonizadas com os problemas da comunidade e as questões que afetam a vida do povo”, conclama.

Neide Rodrigues está quebrando um longo ciclo de ausência das mulheres na Câmara Municipal de Guarda-Mor. Antes dela, a última vereadora eleita na cidade foi a comerciante Maria Brasilina, em 1996. E a ex-vereadora Maria do Carmo foi a última mulher que presidiu o legislativo guardamorense, em 1991.

Como vai assumir a Câmara Municipal num ano pré-eleitoral, quando as divergências políticas começam a esquentar no plenário, a futura presidente já deixa seu recado: “Acho que na Câmara não é o local apropriado para discussões de políticas partidárias. Nós devemos manter o foco naquilo para o qual fomos eleitos, que é trabalhar para o bem do município e defender os interesses e direitos dos cidadãos”, resume a vereadora.

A parlamentar também espera que o legislativo seja mais valorizado pelo executivo, principalmente no atendimento dos requerimentos e reivindicações dos vereadores para beneficiar a camada menos favorecida da população.