29 OUT 2021
GERENTE REGIONAL DO SENAR PATOS DE MINAS VISITA O MUNICÍPIO DE GUARDA-MOR

O gerente regional do sistema FAEMG/SENAR/INAES, Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho, em visita ao município de Guarda Mor, onde reuniu na Câmara Municipal, com representantes do Legislativo, representantes do executivo municipal, Técnico Extecionista da EMATER, Agente de Desenvolvimento e Mobilizador do Sindicato Rural dos Produtores Rurais de Guarda Mor.

O objetivo da visita foi estreitar a relação da Regional com o poder público municipal e fomentar o desenvolvimento econômico do setor da pecuária de leite através do Programa de Assistência Técnica e Gerencial ATeG/ e Balde Cheio.

Na ocasião, o gerente após fazer um levantamento das demandas do município, fez uma apresentação do SISTEMA FAEMG/SENAR/INAES, destacando a necessidade de ofertar cada vez mais os treinamentos do sistema, para o município que tem como vocação o setor rural proporcionado mais qualidade de vida aos produtores e seus familiares.

Foi uma tarde produtiva entre conversas sobre os atendimentos aos produtores, como a implantação do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Por meio da secretaria Municipal de Saúde, o município será contemplado com o Programa Saúde Itinerante (Carreta equipada), tem como objetivo promover 80 exames preventivos e gratuitos para mulheres e homens do campo. As pessoas atendidas pelo programa compreendem produtoras e trabalhadoras rurais com idade entre 18 e 70 anos, e produtores e trabalhadores rurais com idade entre 40 e 80 anos. Serão ofertados 80 exames Papanicolau e 80 mamografias por dia e 80 exames de PSA (coleta de sangue) e 80 consultas com urologista, por dia, para os homens. As datas serão agendadas pelo SENAR e posteriormente o cadastro será realizado pela Saúde.

Ainda na saúde serão contemplados cursos para Agentes de Saúde (PSF), curso de Primeiros Socorros – SOS (Prevenção de Acidentes), curso Saúde da Mulher, Saúde Emocional dentre outros de acordo com a demanda. Por meio da Rede de Atendimento Aqui Tem SEBRAE, o município também será contemplado com o Programa de Empreendedorismo e Gestão de Negócios o curso “Negócio Certo Rural”. Esse curso terá a participação de 30 produtores rurais sendo 15 propriedades com a participação de 02 pessoas por propriedade.

No curso Negócio Certo Rural, os participantes irão aprender a desenvolver um Plano de Negócios. O curso apresenta conceitos de empreendedorismo, planejamento e administração que contém atividades que ajudam a criar um Plano de Negócio bem estruturado, que pode contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural e planejamento de novas oportunidades de negócios.

A mobilização e seleção dos produtores e propriedades será pela metodologia do SENAR através de diagnóstico que será realizado nas visitas pelo mobilizador do Sindicato Rural dos Produtores Rurais de Guarda Mor. Ainda dentre a parceria firmada com o SENAR, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, o município será contemplado com o curso de Agente de Turismo Rural.

A proposta é qualificar profissionais para ações integradas na área, com uma abordagem que visa valorizar as características próprias da região onde será desenvolvido e estimulado o empreendedorismo do produtor rural. Ainda por meio da Secretaria Municipal de Educação, o município foi contemplado com o Programa Esporte na Escola, que tem como objetivo, ensinar os professores a utilizarem ferramentas esportivas dentro e fora da sala de aula despertando o interesse dos alunos pelos estudos, através dinâmicas atrativas, afetivas e psicomotoras, que além de resgatar a motivação do professor, instigam também o raciocínio do aluno.